Curso de Química UFV-CRP comemora 10 anos com a realização da 6ª SEAQ

sexta edição da Semana Acadêmica de Química – SEAQ, realizada entre os dias 24 e 29 de junho teve como tema “10 Anos do curso de Química UFV-CRP: oportunidades para a atuação do profissional de química na indústria e área acadêmica.” O evento discutiu e expôs à comunidade acadêmica as diversas possibilidades de atuação do profissional da química, destacando as oportunidades oferecidas tanto pela academia quanto pelo mercado de trabalho.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical promovida pelo “Clube do Violino”, um projeto de extensão universitária da UFV sob coordenação do Prof. Gilmar G. Ferreira. O Grupo musical formado ainda pela Professora Maria Cláudia Alvarenga (Pianista do grupo Som do Cerrado), o Violinista profissional Alex Melo, da cidade de Patos de Minas, e os alunos da UFV Deivisson Carvalho (Violino) e Eli Matheus (Flauta tranversal), executou um repertório composto de peças clássicas e populares. Ao som de “Canon em Ré Maior” de Pachelbel, e temas como “Game ofThrones”, “A lista de Schindler” e “Love Story”, a platéia se emocionou no primeiro dia de atividades do evento.

Em seguida, o professor Jairo Tronto, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas do campus Rio Paranaíba, falou sobre os “10 anos do curso de Química UFV-CRP”. Professor Jairo, que está no campus desde 2007 e participou da implantação do curso, descreveu todos os desafios e conquistas ao longo desses 10 anos.

Ainda no primeiro dia de evento, a representante do Conselho Regional de Química- CRQ 2ª Região, Simone Álvares M. de Oliveira, falou sobre “Mercado de trabalho, competências e atribuições do profissional”.

Dentro da programação da semana acadêmica, os estudantes realizaram uma viagem à Campinas-SP, para visitas técnicas ao Instituto de Química da UNICAMP e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Para o coordenador das atividades dessa semana, Prof. Sidney X. Santos, as visitas possibilitaram aos alunos o contato com equipamentos de alta complexidade tecnológica. No CNPEM, os alunos visitaram o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) que fornece infraestrutura de ponta para realizar experimentos que investigam diversas propriedades da matéria, colaborando para a resolução de problemas científicos e o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Os alunos ainda puderam conhecer o projeto Sirius, que consiste na nova fonte de luz síncroton Brasileira e está em fase de construção. O Sirius foi projetado para ser a fonte de luz síncroton de maior brilho no mundo em sua classe de energia, possibilitando que o paíspermaneça na liderança mundial dessa tecnologia.

Nas visitas, os alunos ficaram bastante admirados e motivados diante da infraestrutura de ponta e da tecnologia avançada disponível para a pesquisa científica. A visita ao IQ-UNICAMP contou com a colaboração do Professor Júlio César Pastre, que é ex-aluno da UFV-Viçosa, e recebeu a equipe de Rio Paranaíba com muito carinho. O Professor Edgar L. Jaimes acompanhou as visitas em Campinas e voltou muito satisfeito com a participação dos estudantes e com as atividades desenvolvidas. Na UNICAMP os discentes conheceram diversos

equipamento modernos, a exemplo do Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear de 600MHz.

No dia 28 de junho, durante todo o dia, alguns ex-alunos do curso ministraram palestras, relatando suas experiências pós-formatura tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho.

No último dia de evento, o Químico Robson Nunes da empresa Anton Paar Brasil, apresentou palestra sobre “Preparo de amostras, princípios e benefícios do uso de microondas”.

O Ultimo dia de evento começou com uma mesa redonda coordenada pela Professora Priscila P. S. Caldeira (CEFET-MG) com a participação de cinco pós-graduandas que são ex-alunas do curso. As participantes da mesa relataram suas experiências pessoais e profissionais ao sair de Rio Paranaíba rumo aos diferentes programas de pós-graduação. Ao final, as participantes da mesa forneceram algumas dicas aos alunos, que aproveitaram bastante a discussão. O encerramento do evento ocorreu com um animado coquetel que celebrou os 10 anos de criação do curso e o primeiro encontro de ex-alunos.

Segundo a coordenadora do curso de Química, professora Vânia M. M. Valente o evento confirmou os excelentes resultados alcançados pelos profissionais graduados pelo Campus UFV-Rio Paranaíba. Dos 78 profissionais formados desde agosto de 2013, mais da metade tem mestrado e obtiveram o título em Instituições renomadas, inclusive na própria UFV-CRP. Muitos são alunos de doutorado, e vários egressos estão no mercado de trabalho, em diversas empresas, ocupando importantes cargos. Também há ex-alunos que optaram pela carreira docente. A ideia de convidar ex-alunos para a semana acadêmica teve o propósito de mostrar aos discentes que apesar das dificuldades a UFV-CRP está oferecendo ensino de elevado nível, e seus egressos seguindo carreiras de sucesso.

A Comissão organizadora ficou muito feliz com a participação da comunidade acadêmica, especialmente com a adesão dos ex-alunos, cerca de 30 profissionais retornaram ao Campus durante o evento. Também agradece a colaboração da UFV-CRP, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas e dos parceiros: Fundação Arthur Bernardes – FUNARBE, Conselho Regional de Química CRQ-MG, Wizard, Waters, Anton Paar, Allcrom, Blucher, Gen/LTC e NEAA consultoria.

Fotos do Evento:

Apresentação musical: